Blog Filipe da Silva : Fotografo de Moda, Arquitectura e Paisagem – Aveiro* filipedasilva.pt » Blog

Masthead header

Thomas Panneck “The Last Hobo” e o Balu

Percebi que o tinha de fotografar. E muito rapidamente, percebi também, que tinha sido uma das pessoas mais interessantes com quem me havia cruzado nos últimos tempos. O Thomas andara pela estrada há mais de dez anos, uma eternidade. Já viu, descobriu e viveu tudo o que esperava desde que deixou a carreira de designer gráfico na Alemanha.  Disse-me com orgulho que já tinha desenhado para a Mercedes-Benz, que tem filhos, que uma das ex-namoradas era fotojornalista; que tivera uma casa, um Mackintosh G3, uma Nikon F. Posses. Mas que era escravo delas e também das relações.

Agora vivia uma vida anormal, mas com normalidade. Planeava regressar este ano à sociedade «I’m Tired. Ten years» e de vir a trabalhar em música.

Falou-me da Sarah Moon, como ela tinha sido uma pioneira na fotografia de moda e nos desfoques «Her photographs have atmosphere, meaning, intensity. But my favorite photographer is Helmut Newton».

Quando lhe perguntei qual era o sítio mais bonito por onde tinha passado falou-me das Astúrias. Que os Picos da Europa o tinham marcado com os seus vales escarpados e rios rápidos. Tinha visto beleza lá.

E depois havia o Balu, como o urso do ‘The Jungle Book’ da Disney. Mas cão, com manchas castanhas no corpo e até nos olhos. Azuis. Cão bonito que servia de companhia e também de sistema de alarme «Somebody stole my passport. Keeping things is hard for someone living in the streets».

Andavam pela Palhaça, onde vivo. E depois rumaram a sul.








SAUL LEITER (1923-2013) ★ BW and Early Color

 

Todas as fotografias pertencem a Saul Leiter

Site oficial: http://www.vivianmaier.com

Wiki: http://en.wikipedia.org/wiki/Saul_Leiter

Entrevista para a Photography Interviews:  http://photographyinterviews.blogspot.pt/2009/04/saul-leiter-quiet-iconoclast-saul.html

Documentário em Vídeo: http://www.innogreathurry.com/InNoGreatHurry/AboutSaul.html

Artigo no the New Yorker publicado após o seu falecimento : http://www.newyorker.com/online/blogs/books/2013/11/postscript-saul-leiter-1923-2013.html#slide_ss_0=1

Artigo no the New Yorker recente sobre o seu trabalho a p/b : http://www.newyorker.com/online/blogs/photobooth/2014/04/saul-leiter-in-black-and-white.html#slide_ss_0=9

 

O·PLANO : ARQUITECTURA E ESPAÇO

Website: http://www.oplano.pt

Email: info@oplano.pt

Portfolio em formato PDF para download: http://www.oplano.pt/portfolio-arqesp.pdf

Portfolio rápido para consulta via web: http://www.oplano.pt/portfolio/

Todos os pedidos de orçamento nas áreas de fotografia de arquitectura, espaço, interiores e exteriores, produto, etc; devem ser enviados para o email info@oplano.pt ou pedidos através do número de telefone: (+351) 93 282 97 23.

Os interessados em reportagens fotográficas e videográficas, acompanhamentos e relatórios mensais de obras, privadas ou públicas, tais como: estradas e auto-estradas, pontes, restauração de edifícios, ETAR’s, escolas (parque escolar ou privadas), polos empresarias, tribunais, câmaras, centros comerciais, portos, etc; deverão enviar toda a informação para o email info@oplano.pt (Quadro de Encargos, Plantas de Obra, informações de adjudicação, etc). Temos o equipamento, disponibilidade e competência técnica para cumprir os parâmetros presentes do quadro de encargos, assim como o Plano de Segurança e saúde em obra. Realizamos relatórios mensais fotográficos, fotografia aérea, vídeos com locução e música legalizada, entre outros serviços.

 

Vivian Maier [1926-2009] ★ Fotografia Social

 

Todas as fotografias pertencem a Vivian Maier

Site oficial: http://www.vivianmaier.com

Wiki: http://en.wikipedia.org/wiki/Vivian_Maier

A História Misteriosa de Vivan Maier: http://www.webburgr.com/vivian_maier/

Albert Renger-Patzsch (1987-1966) ★ Paisagem e Arquitectura

“Nature, after all, is not so poor that she requires constant improvement.”

Alber Renger-Patzsch

Todas as fotografias pertencem a Albert Renger-Patzsch

Wiki: http://en.wikipedia.org/wiki/Albert_Renger-Patzsch

Nova Objectividade: http://en.wikipedia.org/wiki/New_Objectivity

 

Série Portugal Continuado * Fotografia de Paisagem

Fazer-me à estrada. Acordar com a noite sem nunca ter adormecido, faça sol, faça chuva, faço as fotos por todo o lado. É uma série em permanente actualização, pois na fotografia de paisagem, a incerteza é indiscutível. O crepúsculo é demasiado breve, a luminosidade varia a mando das nuvens e o sol do meio-dia racha as paredes com sombras duras. Mas às vezes tudo fica bem.

É o nosso país que apresento nestas fotografias, para que possam servir de evocação às descobertas e também de conforto, a quem precisar de uma janela para Portugal.

-FS

#1 Ponte Vasco da Gama, Lisboa
 alt=

#2 Portinho da Arrábida, Arrábida
 alt=

#3 Ria de Aveiro, Aveiro
 alt=

#4 Mesão Frio, Vila Real
 alt=

#5 Praia da Costa Nova, Aveiro
 alt=

#6 Ponte 25 de Abril, Lisboa
 alt=

#7 Peniche, Peniche
 alt=

#8 Tróia, Setúbal
 alt=

#9 Rio Mondego, Coimbra
 alt=

#10 Praia da Barra, Aveiro
 alt=

#11 Pinhão, Vila Real
 alt=

#12 Cascais, Lisboa
 alt=

#13 Peso da Régua, Vila Real
 alt=

#14 Cais de Cacilhas, Almada
 alt=

#15 Estarreja
 alt=

#16 Porto, Porto
 alt=

#17 Santa Cruz, Torres Vedras
 alt=

#18 Barrô, Águeda
 alt=

Mais fotografias de paisagem na galeria do site principal http://www.filipedasilva.pt/mfoto.php?galeria=landscape&numf=1&qtd=51

Todas as fotografias por Filipe da Silva : http://www.filipedasilva.pt

Todos os direitos reservados. Filipe da Silva (C) 2014